Notícias

PRIMEIRA INFÂNCIA

Criança Feliz promove o desenvolvimento infantil na região Norte do país, reforça ministro

publicado: 13/02/2020 21h23, última modificação: 13/02/2020 21h23
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, visitou famílias atendidas pelo programa no município de Careiro da Várzea (AM), uma das referências do país
photo5055555074855643348.jpg

Atuação da equipe do Criança Feliz em Careiro da Várzea é uma das referências de atendimento no país - Foto: Clara Angeleas


O desenvolvimento infantil conta com um forte aliado no Norte do país: o programa do governo federal Criança Feliz, que se destaca como o maior programa de visitação domiciliar do mundo com esse propósito. Nesta quinta-feira (13), a comunidade ribeirinha do município de Careiro da Várzea, no Amazonas, ganhou uma força na equipe de visitadores: o ministro da Cidadania, Osmar Terra, esteve no local e visitou famílias atendidas pelo programa.

Na ocasião, Terra afirmou que o Norte é uma das regiões prioritárias do governo federal para a proteção e o desenvolvimento das crianças brasileiras. "O programa está crescendo e o Norte do país é uma região prioritária para o governo federal. O programa tem permitido que o desenvolvimento dos seus filhos seja muito melhor. Isso realmente aponta para uma parte educacional, um desempenho na escola melhor, uma profissão melhor que a dos seus pais, melhor remunerada – ajudando eles a sair da pobreza. Então, realmente, é uma pequena revolução acontecendo na casa de cada família", afirmou.

A atuação da equipe do Criança Feliz em Careiro da Várzea é uma das referências de atendimento no país. Uma das 150 famílias acompanhadas no município é a da dona de casa Antônia Angelina Ferreira, mãe de Heitor, de quatro meses, e de outros dois filhos mais velhos. Ela contou que foi por causa das visitas do programa que descobriu o prazer e a importância da amamentação. “Os meus dois filhos, eu não amamentei. Agora, o Heitor, estou amamentando. Eu fiquei muito feliz porque eu tive muita orientação durante a minha gravidez com a visitadora Elinete. Ela me orientou todas as maneiras de como era para eu amamentar”, relatou.

A visitadora Elinete de Souza mostrou que brincar, incentivar e dar carinho são importantes para o desenvolvimento - e falou da emoção de ver a evolução das crianças: "É muito emocionante a mãe falar que ela sentiu um grande envolvimento com o programa e que esse envolvimento passou a ter um grande diferencial dentro da casa dela, com os filhos dela, com o próprio vínculo entre mãe e filho no ato de amamentar". Na ocasião da visita do ministro, o governo do estado do Amazonas reafirmou o compromisso com o programa.

Números do programa

Até o momento, o Criança Feliz está presente em 2.896 municípios brasileiros e já atendeu mais de 892,9 mil crianças e gestantes. No total, mais de 27,3 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 23,4 mil profissionais capacitados que orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
www.cidadania.gov.br/imprensa