Notícias

MOBSuas

Entrega recorde de veículos à Assistência Social será feita pelo Ministério da Cidadania

publicado: 06/02/2020 19h13, última modificação: 12/02/2020 15h39
Nesta sexta-feira (7), a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, realizarão a entrega de 237 veículos, que irão beneficiar mais de 160 cidades paranaenses
49127285196_26e8ee21ec_k.jpg

222 carros e 15 micro-ônibus serão entreguem em 167 municípios do Paraná - Foto: Ronaldo Caldas


A maior entrega de veículos para a rede de proteção do Sistema Único de Assistência Social (Suas) será realizada nesta sexta-feira (7), em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, a capital paranaense. Serão entregues 222 carros e 15 micro-ônibus pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra – no total, 167 municípios do Estado serão beneficiados. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participará do evento.

Este é o maior investimento em mobilidade já realizado pela atual gestão, somando R$ 17,7 milhões. A ação qualifica o atendimento às famílias mais vulneráveis, ampliando a acessibilidade e o transporte dos usuários do Suas, bem como das equipes que trabalham com os serviços e programas da assistência social.

“Mais uma vez, o governo federal priorizou ações da área social. Quem está na ponta sabe das necessidades dos mais vulneráveis, sejam idosos, pessoas com deficiência, crianças. O Estado tem buscado atender com eficiência os que mais necessitam. Só assim poderemos mudar a situação econômica e social do país”, destaca Osmar Terra.

O recebimento de um micro-ônibus levou esperança à instituição de acolhimento Vila do Pequenino Jesus, localizada no Distrito Federal (DF), por exemplo. O coordenador-geral do local, Jorge Eduardo Deister, frisou que o veículo funcionará como uma verdadeira ferramenta de inclusão.

“Todos são cadeirantes. Esse veículo será de suma importância para nós. Vamos poder levá-los para a escola, para as consultas médicas e para passeios. Eles terão a oportunidade de se reaproximar da sociedade”, comemorou Deister. A instituição que acolhe cerca de 70 pessoas recebeu o veículo no último dia 31 de janeiro.

MOBSuas

Em 2019, foram entregues 455 veículos incluídos na política de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MOBSuas) em todo o Brasil, sendo 224 carros de passeio e 231 micro-ônibus. Os micro-ônibus são adaptados e tem capacidade para 28 passageiros, um motorista e um cadeirante.

Os automóveis são adquiridos de forma descentralizada, por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução do tempo e otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem à população.

São José dos Pinhais

O município paranaense foi um dos cinco selecionados em todo o país para participar do programa do governo federal para redução da criminalidade violenta, o Em Frente Brasil. A cidade conta com uma ampla rede de assistência social, sendo o Bolsa Família um dos programas com maior alcance na região – ele chega a 7.407 famílias, com benefício médio mensal de R$ 174.

São José dos Pinhais ainda conta com 10 Centros de Referência e Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), 1 Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) e sete unidades de acolhimento. Com população estimada de 323 mil pessoas em 2019 (IBGE), mais de 30 mil famílias do município estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Destas, 7.737 estão em situação de extrema pobreza.

Serviço
Cerimônia de entrega de veículos do MOBSuas para municípios do Paraná
Horário: 10h
Local: Academia da Polícia Militar de Guatupe, Rodovia BR-277, Km 72 - Afonso Pena/PR

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
www.cidadania.gov.br/imprensa