Notícias

INFRAESTRUTURA

Estação Cidadania leva bem-estar, cultura e desenvolvimento social a famílias de Cariacica (ES)

publicado: 30/12/2019 20h17, última modificação: 10/01/2020 18h12
Estrutura, que foi entregue à comunidade no mês de julho, oferece oficinas, quadras poliesportivas, pista de corrida e academia
EC_Cariacica_2.jpeg

Na Estação Cidadania é possível praticar atividades de forma adaptada e com orientação profissional - Foto: Clarice Castro/Ministério da Cidadania

 Cariacica/ES - Simone Miranda dos Santos, de 41 anos, foi uma das moradoras de Cariacica que comemorou a inauguração, em julho, da Estação Cidadania na cidade, localizada na região metropolitana de Vitória (ES). Depois de uma recomendação médica, Simone, que é cadeirante, buscava uma oportunidade, sem custos, para a prática de exercícios. A estrutura, com academia comunitária, resolveu a questão. “Eu não teria condições de pagar uma academia, mas tenho a necessidade de praticar exercícios. Se não fosse por essa estrutura e pelos professores, eu teria que ficar em casa mesmo. Desde que comecei a frequentar o local, minha saúde melhorou muito”, relata.

Wilson Júnior trabalha como educador físico no local e desenvolveu uma rotina de exercícios específica para Simone. Na prática, ele percebe o projeto como uma ferramenta importante de inclusão e aproximação entre membros da comunidade, impactando cada um dos atendidos pelo serviço. “O impacto desse local é enorme. As pessoas se sentem abraçadas, sentem que ninguém é diferente de ninguém. Aqui, todos têm os mesmos direitos”, ressalta. Segundo Wilson, as oficinas de esportes são ferramentas de inclusão na comunidade. “Aqui, todos podem fazer exercícios e atividades de forma adaptada e com orientação profissional. Na oficina de basquete, tenho alunos com e sem deficiência, e todos praticam as mesmas atividades juntos, devidamente adaptados”, comenta.

Para o secretário Nacional do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, a Estação Cidadania é uma forma de levar cultura, esporte e desenvolvimento social a comunidades em situação de vulnerabilidade social. “A Estação Cidadania é um conceito de poder levar, na ponta, aos municípios, a oportunidade para que assistência social, desenvolvimento esportivo e cultural possam estar juntos no mesmo espaço físico”, explica.

 

Estação Cidadania em Cariacica/ES (26/11/2019)

Transformação

Antes da instalação da Estação Cidadania, o terreno era utilizado como lixão. O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, relembra que o local era utilizado para a prática de diversos crimes. “Antes, esse espaço era utilizado para desmanche de carros, tráfico de drogas e outros crimes. Agora, é um ponto de convergência da comunidade, onde jovens e idosos convivem, praticam esportes e exercem sua cidadania”, comemora.

A estrutura conta com um ginásio poliesportivo com arquibancada para até 181 pessoas, vestiários, enfermaria, estruturas de atletismo, campo de futebol, quadra de areia e área de lazer com playground. Em todo o Brasil, o governo federal em 2019 inaugurou 18 unidades da Estação Cidadania, somando mais de R$ 30 milhões de investimento.

Por Henrique Jasper

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa