Notícias

MOBILIZAÇÃO

Fórum vai tratar de prevenção e combate às drogas nesta quarta-feira (12) em Brasília

publicado: 11/02/2020 11h25, última modificação: 12/02/2020 19h22
Evento promovido pelo Ministério da Cidadania vai reunir sociedade civil, autoridades e profissionais que atuam na área de políticas públicas sobre drogas no Brasil
AO6P2994.jpg

- Foto: Divulgação

 

Será lançado nesta quarta-feira (12), na capital federal, o Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas. A iniciativa promovida pelo Ministério da Cidadania quer somar esforços para o enfrentamento e prevenção ao uso de drogas e conscientizar a sociedade quanto aos problemas decorrentes do uso de psicoativos. O evento será realizado na Associação Médica de Brasília (AMBr).

“Nós estamos apostando na informação. A questão de prevenção às drogas envolve muita informação porque tem muita fake news em cima disso, que droga não tem problema, que droga é legal”, afirma o ministro da Cidadania, Osmar Terra. O ministro ressalta a importância de informar os mais jovens. “Isso acaba iludindo os jovens e fazendo com que eles se percam no mundo das drogas”, pontua Terra.

O Fórum será articulado pela Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), pasta conduzida pelo psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior. A proposta, segundo ele, é buscar alternativas consistentes para o cuidado e reinserção social das pessoas que enfrentam a dependência química.

“O objetivo é congregar, somar esforços para que seja possível fazer o enfrentamento mais efetivo a todos os problemas relacionados ao cenário das drogas no país”, antecipa. “O Brasil, nos últimos anos, vem sofrendo ações fortes, contundentes para a liberação das drogas. E é muito importante que a sociedade civil esteja vigilante e organizada para fazer frente a essa situação”, atenta o secretário.

Participam do encontro autoridades e lideranças que trabalham no segmento de prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas, que atuam no cuidado, tratamento e na reinserção social de dependentes químicos e entidades que oferecem suporte também aos familiares dos usuários.


Manifesto


Também no lançamento do Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas, foi publicado um manifesto com informações sobre o encontro e os desdobramentos do evento. O material está disponível online e toda a população poderá apoiar, assinando o documento.

Senapred
A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania é responsável por ações de prevenção ao uso de drogas e atenção e reinserção social dos usuários. Entre as principais funções, a pasta promove a educação e capacitação para a efetiva redução do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas; realiza campanhas de prevenção; implanta a rede integrada para pessoas com transtornos decorrentes do consumo de substâncias psicoativas; avalia e acompanha tratamentos e iniciativas terapêuticas; reduz as consequências sociais e de saúde decorrentes do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas; e mantém e atualiza o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas.

 

Por Renata Garcia

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
www.cidadania.gov.br/imprensa