Notícias

SEGURANÇA ALIMENTAR

Ministério da Cidadania inaugura Banco de Alimentos em Itapipoca (CE)

publicado: 06/02/2020 21h03, última modificação: 12/02/2020 15h36
Iniciativa destina produtos variados sem nenhum custo para a Rede de Assistência Social, beneficiando a população e evitando o desperdício
Os alimentos são distribuídos para a rede de assistência social

Os alimentos são distribuídos para a rede de assistência social - Foto: Ubirajara Machado


O município de Itapipoca (CE) vai ganhar um Banco de Alimentos e poderá aproveitar melhor uma série de produtos que seriam desperdiçados e destiná-los às instituições sociais, beneficiando muita gente. A inauguração será na sexta-feira (07), com a presença do secretário Nacional De Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, José Roberto Carlos Cavalcante. O investimento da pasta foi de R$ 270 mil.

“Esse é o primeiro banco de alimentos que inauguramos em 2020. Sabemos do impacto positivo que ele vai ter para assegurar uma alimentação de qualidade para a comunidade local nos próximos anos”, destacou Cavalcante.

O Banco de Alimentos é mantido por doações diversas, de empresas, indústrias, supermercados, Centrais de Abastecimento (Ceasas). Os produtos, antes de serem encaminhados para hospitais, abrigos e creches, por exemplo, são selecionados e higienizados. Na sequência, são distribuídos para a Rede de Assistência Social sem nenhum custo para a população. Esta é a quinta estrutura do tipo no estado.

“Nossa missão é de garantir a segurança alimentar da população, e esse equipamento é um grande passo nessa direção”, afirmou o secretário.

Em complemento à política de segurança alimentar do Ministério da Cidadania no estado do Ceará, a pasta conta com 40 cozinhas comunitárias, cinco restaurantes populares e 100 Centrais de Abastecimento. Uma nova unidade do Banco de Alimentos ainda está em fase de instalação em Crateús (CE).

Em 2019, o Ministério da Cidadania inaugurou outros cinco Bancos de Alimentos: Valparaíso (GO), Iguatu (CE), Votuporanga (SP), Camaçari (BA) e Santa Cruz do Sul (RS).

Inauguração Banco de Alimentos de Itapipoca (CE)
Local: Rua Dom Aureliano Matos - S/nº - Centro
Horário: 11h

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
www.cidadania.gov.br/imprensa