Notícias

ACESSIBILIDADE

MOB-Suas: em entrega recorde, Paraná recebe 237 veículos para a Rede de Assistência Social

publicado: 07/02/2020 17h38, última modificação: 12/02/2020 15h34
Cerimônia realizada nesta sexta-feira (07), em São José dos Pinhais, marca a maior entrega já feita pelo programa na atual gestão. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, acompanharam o evento
WhatsApp Image 2020-02-07 at 18.27.47.jpeg

Primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, acompanharam o evento - Foto: Mauro Vieira


Uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (07), em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, marcou a maior entrega de veículos já feita pelo MOB-Suas na atual gestão. O programa de mobilidade da Rede de proteção do Sistema Único de Assistência Social (Suas) facilita a compra de veículos adaptados para o transporte de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, participou da entrega de 222 carros de passeio e 15 micro-ônibus, a 167 municípios no Estado do Paraná. "Essa é uma entrega importante, pois estes veículos são dirigidos para o Sistema Único de Assistência Social. Ou seja, eles vão atender quem mais precisa, a população mais vulnerável, que são as pessoas de baixa renda e com algum tipo de deficiência”, afirmou o ministro. “São essas ações que transformam e beneficiam a sociedade.”

No total, o governo federal investiu R$ 17,7 milhões na compra dos veículos. Também participaram do evento a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, o governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, e demais autoridades estaduais e municipais, além de deputados federais da bancada paranaense.

Mobilidade e possibilidades

Os veículos podem ser utilizados pelos órgãos da rede ou podem ser repassados para organizações e associações privadas da assistência social, sem fins lucrativos. É o caso da administração municipal de Piraquara, que destinou o carro adaptado para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade. "Esse carro é fundamental para nós. A gente vibrou muito, a gente está em festa", comemorou a presidente da associação, Ivandi Lúcia Caldas.

“Temos poucos recursos de transporte. Nossa cidade fica na região metropolitana e tem muitas áreas rurais, há locais que ficam muito retirados. Nós só temos uma kombi e um fusca antigo, então vai ser muito bom”, finalizou.

Esforço conjunto

Para o governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, a entrega realizada nesta sexta-feira (07) é fruto de um trabalho conjunto, a partir do apoio do governo federal. "Essa ação só foi possível por meio da parceria entre o governo federal, o governo estadual, as prefeituras municipais e, inclusive, a bancada do Paraná no Congresso Federal, que destinou parte dos recursos para compra dos veículos via emenda parlamentar", explicou.

O prefeito de São José dos Pinhais, Antônio Fenelon, destacou a importância do evento que mobilizou também a comunidade local. "É a primeira vez que nosso município sedia um evento desse porte, que recebeu a primeira-dama, os ministros, o governador do estado. Além disso, nós também recebemos um carro que vai ajudar muito nas ações da assistência social da nossa região", disse ele.

Em Frente, Brasil

O município paranaense de São José dos Pinhais é um dos cinco selecionados para participar do Em Frente, Brasil, programa do governo federal para redução da criminalidade violenta. A cidade conta com uma ampla rede de assistência social, sendo o Bolsa Família um dos programas com maior alcance na região – ele chega a 7.407 famílias, com benefício médio mensal de R$ 174.

O município ainda tem 10 Centros de Referência e Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), um Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) e sete unidades de acolhimento.

Com população estimada de 323 mil pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 30 mil famílias de São José dos Pinhais estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Destas, 7.737 estão em situação de extrema pobreza.

MOB-Suas

Em 2019, foram entregues 455 veículos por meio do MOB-Suas em todo o Brasil, sendo 224 carros de passeio e 231 micro-ônibus. Os micro-ônibus são adaptados e tem capacidade para 28 passageiros, um motorista e um cadeirante.

Os automóveis são adquiridos de forma descentralizada, por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução do tempo e otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem à população.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
www.cidadania.gov.br/imprensa