Notícias

CAPACITAÇÃO

Parceria com Prefeitura de Porto Alegre (RS) abre vagas gratuitas para cursos do Progredir

publicado: 13/09/2019 00h00, última modificação: 04/11/2019 14h39
Aulas a distância serão oferecidas em quatro regiões da capital gaúcha

Brasília/DF – A Prefeitura de Porto Alegre (RS) está oferecendo vagas gratuitas para cursos on-line do Plano Progredir, do governo federal. Por meio de uma parceria firmada com o Ministério da Cidadania, a diretoria de Trabalho, Emprego e Renda da capital gaúcha preparou cinco salas de aula, em quatro regiões da cidade, equipadas com computadores e acesso à internet.

O diretor-geral do Trabalho, Emprego e Renda da prefeitura de Porto Alegre, Nelson Beron, conta que o órgão buscou parceria com diversas entidades para disponibilizar as salas de aula. Segundo ele, o município deve trabalhar para garantir a integração da população de baixa renda ao mercado de trabalho. “Nosso foco é proporcionar para o cidadão de baixa renda a possibilidade de ampliar os estudos. Se ele não tem condições de pagar uma instituição privada para um curso profissionalizante, o Ministério da Cidadania oferece essa oportunidade. Nós, na prefeitura, somos uma ponte entre o plano e a vontade de aprender do registrado no Cadastro Único”, afirma.

A secretária nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, Rita Passos, explica que o Progredir é capaz de criar oportunidades de emprego e renda para as pessoas mais pobres, facilitando a integração ao mercado de trabalho. “Muitas vezes, as pessoas em situação de vulnerabilidade social não têm a capacitação profissional que o mercado requer, porque estudar custa dinheiro e demanda tempo. Com o Progredir, podemos ajudar as pessoas inscritas no Cadastro Único a buscar essa qualificação gratuitamente e terem condições de competir com todo mundo”, afirma. Segundo ela, a parceria com órgãos municipais para a oferta dos cursos gratuitos é fundamental para o funcionamento do plano.

As salas de aula estão em quatro regiões da cidade: bairro Restinga, nas vilas Maria da Conceição e Cruzeiro, e no bairro Vila Nova. As inscrições e o cadastro no Plano Progredir podem ser feitos pelo telefone do Sine Municipal no (51) 3289-4796 ou pelo e-mail da instituição no .

O Plano Progredir oferece vagas gratuitas em cursos presenciais e não presenciais para pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais em todo o Brasil.

Para ter acesso aos cursos disponíveis e outras informações, acesse o portal Progredir.

Saiba Mais
O Progredir também incentiva o empreendedorismo e o acesso a microcrédito para que pessoas de baixa renda possam investir em um negócio próprio. Atualmente, conta com a colaboração de 19 instituições financeiras. Na plataforma do Plano Progredir, além de se inscrever em cursos de capacitação, os beneficiários também podem cadastrar currículos e participar da seleção de vagas de empregos viabilizadas pela rede de parceiros.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
(61) 2030-2649