Notícias

SEGURANÇA ALIMENTAR

População vulnerável de Itapipoca (CE) ganha equipamento de coleta e distribuição de alimentos

publicado: 07/02/2020 19h56, última modificação: 12/02/2020 15h33
O Ministério da Cidadania inaugurou, na cidade, o quinto Banco de Alimentos do estado; alimentos coletados serão distribuídos gratuitamente para hospitais, abrigos e creches
22912816431_dd348db83c_c.jpg

Unidade realiza a coleta, a higienização e a distribuição de alimentos para a população mais vulnerável - Foto: Rafael Zart


O município de Itapipoca (CE) tem um novo equipamento público para garantir a segurança alimentar e evitar o desperdício de alimentos na cidade. Nesta sexta-feira (7), o Ministério da Cidadania inaugurou o Banco de Alimentos do município. Com investimento federal de R$ 270 mil, a unidade realiza a coleta, a higienização e a distribuição de alimentos para a população mais vulnerável, por meio da rede de assistência social.

O Banco de Alimentos é mantido por doações vindas de diversas fontes, como empresas, indústrias, supermercados e Centrais de Abastecimento (Ceasas). Os produtos, antes de serem encaminhados para hospitais, abrigos e creches, por exemplo, são selecionados e higienizados. Na sequência, são distribuídos para a Rede de Assistência Social sem nenhum custo para a população. Esta é a quinta estrutura do tipo no estado.

O secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, José Roberto Carlos Cavalcante, ressaltou o importante papel social que o equipamento desempenha: “O Banco de Alimentos nos dá a possibilidade de atuarmos em diversas áreas. Ele é fundamental na garantia de uma alimentação de qualidade para a população e ajuda, ao mesmo tempo, a evitar o desperdício de alimento próprio para o consumo”.

Além de cinco bancos de alimentos em funcionamento no estado, o Ceará ainda conta com 40 cozinhas comunitárias, cinco restaurantes populares e 100 Centrais de Abastecimento, parte da Política de Segurança Alimentar do Ministério da Cidadania. O sexto Banco de Alimentos do estado está em fase de instalação em Crateús (CE).

Em 2019, o Ministério da Cidadania inaugurou outros cinco Bancos de Alimentos nas cidades de Valparaíso (GO), Iguatu (CE), Votuporanga (SP), Camaçari (BA) e Santa Cruz do Sul (RS).

 

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
www.cidadania.gov.br/imprensa