Notícias

MOB-Suas

Rede da Assistência Social recebeu reforço de mais de 450 veículos em 2019

publicado: 03/02/2020 20h33, última modificação: 12/02/2020 15h41
Carros e micro-ônibus encaminhados aos municípios auxiliam no deslocamento dos usuários que acessam o serviço. Profissionais também são beneficiados
Veículos beneficiam usuários e trabalhadores do SUAS em 26 estados

Veículos beneficiam usuários e trabalhadores do SUAS em 26 estados - Foto: Ronaldo Caldas Caldas

Em 2019, a Rede de Assistência Social ganhou 455 veículos, sendo 224 carros e 231 micro-ônibus. As entregas feitas pelo Ministério da Cidadania beneficiaram usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de 395 municípios, em 26 estados brasileiros, com investimento total de R$ 77,826 milhões. Para o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, o MOB-Suas, como é chamado o projeto de mobilidade da Rede, é mais uma maneira de melhorar o atendimento à população. “É importante porque inclui veículos para os servidores da rede prestarem serviço. Ela também serve para transportar as pessoas que necessitam de locomoção sejam doentes, pessoas com deficiência. Como é o caso, por exemplo, das APAES em todo o Brasil”, afirmou.

O município de Ibatiba, no Espírito Santo, recebeu um micro-ônibus em janeiro do ano passado. O veículo foi encaminhado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município, que atende 118 famílias. Segundo a diretora da associação, Marcia Moreira Mendes, o micro-ônibus ajuda no deslocamento de cerca de 60 pessoas, inclusive de algumas crianças que não conseguiam ser transportadas na Kombi já utilizada pela instituição.


“Existiam casos em que a Kombi não conseguia dar suporte, pela mobilidade, pois havia cadeiras que não cabiam no veículo. Com o ônibus é diferente. Ele é mais espaçoso, a criança fica melhor acomodada. Ele tem assento de segurança, o motorista é muito bem treinado, o monitor é sempre atento com todas as situações dos alunos. Isso foi de grande valia para a nossa APAE”, concluiu.

Até o momento, mais de 700 veículos já foram entregues para unidades da Assistência Social de todo o Brasil por meio do MOB-Suas. “É importante que ofereçamos a todo esse conjunto de assistência social, em cada um dos 5.570 municípios, o direito de ir e vir com segurança e com um equipamento que dê dignidade de trabalho e de assistência”, afirmou Coimbra. Para mais informações, acesse a página do Ministério da Cidadania.

 

*Por Roberta Ribeiro

 

 

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
www.cidadania.gov.br/imprensa