Notícias

COOPERAÇÃO

Secretário de Articulação e Parcerias, Cezar Schirmer, busca alternativas para superar desafios do país

publicado: 17/12/2019 16h03, última modificação: 18/12/2019 14h04
Com ampla vida pública, Schirmer tem a missão de potencializar o desenvolvimento e a implementação das políticas e programas do Ministério da Cidadania
4022d645-9c28-4771-a68e-c8ba037ff879.jpeg

- Foto: Clara Angeleas

O advogado e professor universitário Cezar Augusto Schirmer é o novo secretário de Articulação e Parcerias do Ministério da Cidadania. Com a missão de identificar, propor e articular oportunidades de parcerias entre o público e o privado para potencializar o desenvolvimento e a implementação das políticas e programas da pasta em diferentes regiões do país, Schirmer possui uma ampla e reconhecida trajetória de vida pública.

O novo secretário cumpriu mandatos eletivos no Rio Grande do Sul como vereador, deputado estadual, deputado federal, prefeito de Santa Maria (RS) e secretário de Estado de várias pastas. Também atuou como membro do Parlamento do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai.

Schirmer destaca o valor do trabalho conjunto na busca por alternativas para superar os desafios do país, como a situação de jovens em famílias de baixa renda que não trabalham nem estudam. “É fundamental que os governos e a sociedade tenham a compreensão de que, para vencermos, precisamos da participação e mobilização de todos”, afirmou. Um bom exemplo do trabalho do ministério da Cidadania, segundo ele, é a Aliança por Brumadinho em que diferentes instituições se uniram após a tragédia do rompimento da barragem no município mineiro.

Acesse aqui o currículo do secretário.

Ao comentar sobre os principais objetivos à frente da pasta, o secretário destaca: otimizar ações desenvolvidas pelo ministério para o exercício da cidadania com transparência, ética, eficiência e inovação. “Construí ao longo da minha vida pública a compreensão que o verbo que mais se deve conjugar para obter resultados positivos é ‘somar’. Precisamos ampliar esforços conjuntos em favor de uma vida melhor para milhões de brasileiros em um país tão desigual”, concluiu.

Saiba mais
A Secretaria de Articulação e Parcerias nasceu, nos termos do Decreto 9.674 de 2019: Art.27, do ideal do ministro da Cidadania, Osmar Terra, de aproximar as políticas públicas de desenvolvimento social, cultura e esporte da iniciativa privada e do terceiro setor. Nesse contexto, a Secretaria se dedica a mapear oportunidades e articular parcerias no Brasil e no exterior para a promoção da cidadania.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa