Notícias

PAA

Últimos dias para região noroeste do RS participar de edital de compra da agricultura familiar

publicado: 14/02/2020 20h59, última modificação: 14/02/2020 20h59
Pequenos produtores têm até terça-feira (18) para participar do edital de compra de gêneros alimentícios do Depósito de Subsistência de Santo Ângelo (RS)
AN_9362.jpg

Plantação de agricultura familiar - Foto: Divulgação


Os pequenos agricultores do noroeste e oeste do Rio Grande do Sul têm até a próxima terça-feira (18), para participar da chamada pública para compras de alimentos da agricultura familiar aberta pelo Depósito de Subsistência do Exército de Santo Ângelo. Interessados em participar devem encaminhar propostas até às 9h, no Auditório do Depósito de Subsistência de Santo Ângelo, Rua Tiradentes, nº 1388, no centro da cidade.

O edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério da Cidadania, prevê a compra de 31 itens como carnes, leite, arroz, feijão e sucos pela modalidade Compra Institucional. O valor total da compra é de $ 14,36 milhões, uma das maiores já feitas pelo PAA.

Segundo o diretor de Compras Públicas para Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, Iberê Mesquita Orsi, o exército brasileiro tem sido um incentivador da agricultura familiar em todo o país. “Além disso, também está ensinando os agricultores familiares a comercializar, a fazer com que o produto dele chegue com uma qualidade essencial ao consumidor”, comentou.

Os itens adquiridos por meio do edital se destinam ao abastecimento da unidade do Depósito de Santo Ângelo e das outras 24 Organizações Militares apoiadas pelo órgão provedor. A modalidade Compra Institucional do PAA determina que ao menos 30% dos produtos obtidos para alimentação nas instituições públicas federais venham da agricultura familiar.

Para a responsável pela Gestão de Negócios da Cooperativa Ouro do Sul, Caroline Ferreira, o programa é de grande importância, pois garante renda para o pequeno produtor. Segundo ela, “a chamada permite a comercialização desses produtos com os órgãos públicos a um preço de mercado, com garantia de compra”.

“Um benefício que o PAA trouxe para as cooperativas”, concluiu Caroline.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. As chamadas públicas abertas estão disponíveis no portal comprasagriculturafamiliar.gov.br. Na ferramenta, é possível acessar editais de todo o país.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
www.cidadania.gov.br/imprensa