Notícias

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Veículos do MOB-Suas garantem inclusão social e cidadania para usuários da rede

publicado: 19/12/2019 20h10, última modificação: 20/12/2019 16h51
No Espírito Santo, mais de 40 veículos encaminhados pelo governo federal beneficiam famílias assistidas pelos serviços de saúde e assistência social

- Foto: Clarice Castro/Ministério da Cidadania

Depois de receber um veículo do Ministério da Cidadania, a APAE - Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais - de Viana, no Espírito Santo, entidade conveniada ao governo federal, tem registrado uma melhora na oferta dos serviços na área de assistência social e saúde no município. Cerca de 200 famílias da região têm sido beneficiadas. Para a coordenadora de Assistência Social da unidade, Deise Luciane Mathias, a garantia de um transporte com qualidade é essencial para a assistência das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. “O veículo que recebemos é fundamental para o nosso trabalho. Sem ele não teríamos condições de prestar o atendimento na mesma escala que prestamos hoje. Foi um ganho enorme”, comenta.

Segundo ela, o carro é utilizado também pelos servidores, no desempenhar das agendas diárias da entidade. “Além de fazer transportes de emergência, em casos de problemas de saúde de algum usuário, ele nos permite levar e trazer documentos e garantir nossa presença em conselhos e reuniões importantes”, concluiu.

O veículo garante o atendimento de crianças como Pedro Henrique, de 7 anos. A mãe, Ludmila Moura de Oliveira, conta que, sem a Associação, não seria capaz de proporcionar o tratamento necessário para o filho. “Hoje, o serviço da APAE é fundamental para a gente. Se não fosse por eles, eu não teria dinheiro para bancar o tratamento do meu filho. Ele precisa de fonoaudiologia, neurologia e vários outros tipos de atendimento. Sem esse equipamento não daríamos conta”, desabafa.

O carro de cinco lugares foi adquirido através do MOB-Suas, programa de Mobilidade de Assistência Social do Ministério da Cidadania. O secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, ressalta o importante papel que os veículos desempenham. Segundo ele, os carros e micro-ônibus são fundamentais para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Várias entidades, especialmente APAEs e Pestalozzis, precisam muito desses automóveis. O MOB-Suas garante transporte de qualidade e com segurança para funcionários e usuários dos serviços. ”

MOB-Suas
Neste ano, o Ministério da Cidadania, através do MOB-Suas, entregou 44 veículos para a Rede de Assistência Social do Espírito Santo - entre carros e micro-ônibus. Em todo o Brasil, 453 unidades foram entregues, totalizando um investimento de R$ 77,3 milhões.

Por Henrique Jasper

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa